1 - Você escolheu a escrita ou foi ela quem te escolheu?
Acho que o escritor não escolhe, é escolhido. A gente já nasce escritor, já nasce com o desejo de criar. Apenas lapida esse desejo com o tempo e o a experiência.
2 - Qual é a sua dica para quem está no início do caminho literário?
Não existe uma fórmula mágica. O que existe é determinação e amor pelo que faz. Eu diria para quem está começando que o melhor é não perder tempo ouvindo demais a opinião alheia e fazer aquilo que lhe agrada. Se o autor está feliz, tem grande possibilidade de sua obra também ter um caminho feliz.
3 - Qual fonte de informação você lê praticamente todos os dias?
Costumo ler jornais locais. Uso alguns sites de notícias (só os confiáveis). Acho importante estar informada sobre o que acontece no mundo. Isso influencia diretamente na obra de um autor.
4 - Num panorama geral, o que acha dos grupos literários do Facebook?
Os grupos são muito importantes. Os grupos são fontes para conhecer novos livros e ser conhecido por novos leitores.
5 - Na sua opinião, quais são as vantagens do livro físico? E do livro virtual (e-book)?
O livro físico sempre será o protagonista do mundo literário. Mas os e-books vieram para acompanhar a nossa vida moderna. São práticos para armazenar, são práticos para levar no dia a dia, estão no computador, no celular, no tablet. Estão em todos os lugares. Muitas vezes com preços mais acessíveis. E-books permitem que todo escritor possa ser um autor. E que todo leitor possa ser um comprador de livros, pois em alguns casos, são mais acessíveis na hora da compra. Enfim, o e-book é o complemento do livro físico.
6 - Qual blog ou fanpage do meio literário você indica?
Atualmente? Estou super desatualizada. Sem tempo para acompanhar blogs. Mas geralmente, gosto de acompanhar blogs e páginas que sejam ecléticas.
7 - Como soube do Projeto Author? E porque decidiu participar?
Descobri o Projeto Author no facebook. Decidi participar por que estava sem tempo para divulgar. Gostei muito e sempre que posso mantenho a parceria. O Projeto Author é muito bom para meus livros. Tem me ajudado muito.
Nenhum escritor que ame os sentidos e de como eles o conduzem à palavra e a ideia cognoscível, tem que se deixar levar por compulsórias febres de publicar. Escrever não é um tempo de espaço comiserado. Escrever é um silêncio sobre uma sensação que fechada, chama-lhe. Ouça-a. E após compreendê-la, então comece à sua jornada de escritor. E nem se acometa de se sentir ameaçado em provocar em e.book, porque esse sempre será uma bondade do livro físico.
ResponderExcluir