terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Entrevista I - Rudson Xaulin

1 - Você escolheu a escrita ou foi ela quem te escolheu?
Acho que posso dizer que eu a escolhi. Isso porque quando eu percebi que poderia fazer isso, eu decidi mudar tudo e arriscar. Sendo que, além do emprego de dez anos, eu havia me formado como comissário de bordo, apto a voar, e estava começando meu curso de piloto privado, então eu parei e pensei muito. Acredito ter escolhido o caminho certo, até então, não me arrependo.

2 - Qual é a sua dica para quem está no início do caminho literário?
Exatamente pensar muito. Se isso é uma coisa de hobby, então siga onde está e use a escrita para se divertir, passar um tempo, ou mostrar para as pessoas o dom que tem. Não construa grandes sonhos, sempre mantenha os pés no chão e valorize cada conquista, cada pequena coisa pode ser grandiosa, dentro de um ponto de vista, como é o mercado literário. Mas se você acha que pode chegar a algum lugar com isso tudo, não existe outra forma de tentar do que arriscar...

3 - Qual fonte de informação você lê praticamente todos os dias?
Diversos sites com notícias, eu gosto de me manter bem informado. Muitas vezes eu fico pesquisando e estudando algo que eu não sei ou não intendo muito bem. Esse é o meu “passa tempo”, estudar, ler muito o que eu não sei e buscar sempre aprender alguma coisa.

4 - Num panorama geral, o que acha dos grupos literários do Facebook?
Eu valorizo muito, mas depende muito, se for um grupo sério, acho válido. Mas vejo muita gente fazendo intriga, uns atacando os outros, e uma desunião forte no ramo. O que prejudica a todos. Brigas de escritores com blogueiros, muitas vezes coisas sem fundamento, que não vão levar a nada e só enfraquecem uma aliança que deveria ser firme forte. Mas isso acontece na música também, com as bandas e casas de shows que eu trabalho. Dentro do gênero do rock n’ roll eu vejo bandas se atacando, não se apoiando, não divulgando amigos, e isso acontece na literatura, acho eu que a arte como um todo, passa por uma grave crise de informação e respeito.

5 - Na sua opinião, quais são as vantagens do livro físico? E do livro virtual (e-book)?
Sempre vou achar o livro físico, “o livro”. E o e-book apenas um “arquivo”. Apesar da praticidade, que eu entendo o lado moderno, mas eu acho que o charme do livro físico, nunca deveria morrer.

6 - Qual blog ou fanpage do meio literário você indica?
Além do seu projeto, gosto do que vejo nos blogs/pages de “Prólogos & Epílogos”, “Milkshake De Palavras” e “Carpecult”...

7 - Deixe seu depoimento sobre o trabalho realizado pelo Projeto Author.
Acho muito válido e deve ser muito respeitado. Todo espaço é bem vindo, mas o “Projeto Author” busca muitas informações do autor, dos seus livros e da sua própria história. É um trabalho mais aprofundado, e esse diferencial que eu acho válido no mundo de hoje: “não ser apenas mais um do mesmo”. E por isso fiquei muito feliz e com extrema honra que participo hoje. Muito obrigado, siga sempre fazendo o que pode por todos nós, pois eu pelo menos, sou imensamente grato!


Nenhum comentário:

Postar um comentário